quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Uma "Vitória" Giallorossa!

O derby disputado no último Domingo (11/Jan), entre Roma e Milan, no Estádio Olímpico de Roma, deu uma boa demonstração do peso que um bom sistema tático pode exercer sobre, senão o resultado final, a impressão deixada por uma equipe em uma certa partida.

A Roma tem, hoje em dia, um elenco despedaçado. Suas principais peças foram negociadas. Sem Giuly e Mancini, que davam velocidade e mobilidade ao meio-campo, a estratégia adotada por Luciano Spaletti não tem a mesma eficácia e as contratações de Mènez e Júlio Baptista não repuseram a eficácia e letalidade que possuia o contra-ataque romano. Cicinho vem alternando boas e más atuações e vem sido preterido na lateral-direita, que tem como dono da posição o regular Casseti.

Efetivamente, a única contratação que realmente adicionou alguma qualidade na equipe foi a do noruegês Riise, que deu à lateral-esquerda Giallorossa um novo fôlego, tanto no âmbito ofensivo quanto no defensivo. Isso, junto com o retorno de Francesco Totti, (que vem sofrendo seguidas lesões e tem aparecido apenas exporáticamente na equipe) faz da equipe da Roma um time apenas razoável.

É bem óbvio, pelo menos para mim, que também falta na equipe um volante com características de marcação mais forte e roubadas de bola. Considero Danielle De Rossi, principal destaque do time nesta temporada, o melhor volante do mundo, mas, suas pricipais características são a perfeita noção de cobertura e a facilidade de sair com a bola dominada e armar jogadas.

Já a equipe do Milan tem um dos melhores plantéis do mundo e conta com alguns jogadores importantes lesionados, como Nesta e Gattuso, mas, a falta de reservas à altura compromete o sistema defensivo Russonero. A atual forma de jogar da equipe ambém dificulta o trabalho dos seus zagueiros. Por ter tantas peças ofensivas de peso (mesmo com a saída de Ronado), o Milan acaba tendo a obrigação de se jogar ao ataque e o adversário acaba por utilizar o contra-ataque utilizando jogadores que, se não são velocistas, são mais rápidos do que a envelhecida zaga milanêsa (média de idade: 35 anos).

A falta de um lateral-esquerdo mais completo e agudo de um zagueiro com mais vigor físico e de um volante mais pegador, para fazer sombra e substituir Gennaro Gattuso, quando preciso, tira da equipe Russonera a possibilidade de lutar pelo Calcio desta temporada, visto que os principais concorrentes, Juventus e Inter, têm equipes mais equilibradas, a Inter principalmente, pois têm o plantel mais cheio de opções do futebol mundial.

Na partida de Domingo, o Milan atacou e a Roma defendeu-se e contra-atacou. Poderia ser esse o resumo do jogo, se não fossem as nuâncias que fazem do futebol um esporte tão especial, principalmente se tratando de clássicos.

Apesar de toda a pressão do Milan, o primeiro tempo acabou com um placar favorável à Roma pelo oportunismo de Vucinic, mas também pela falta de mobilidade e objetividade das peças ofensivas Russoneras. No segundo tempo veio à tona aquilo que é mais importante do qualquer sistema tático: o talento somado ao objetivismo. Alexandre Pato, em menos de dez minutos, virou o jogo para o Milan. No primeiro gol, oportunismo ao escorar um cruzamento de Kaká, no segundo, o suprassumo do que é o futebol vencedor, uma vitória física, ao ganhar na corrida para o francês Mexès e, logo após, uma vitória técnica, ao encobrir, usando a perna esquerda, o goleiro Doni... um golaço!

Mesmo sendo um romanista quase que irracional, juro que sequer me lamentei ao ver este gol, e, se eu estivesse no estádio, até aplaudiria. A verdade é que, apesar da pouca idade, Pato já se mostra como um atacante completo, extremamente veloz, ótimo cabeceio, deveras habilidoso, bate tanto com o pé direito quanto com o pé esquerdo, se posiciona magistralmente e tem uma personalidade rara para alguém com a sua idade e, o mais importante de tudo, é um predestinado., em todas as estreias de sua vida marcou gols, sem duvida e um atacante ajudado pela sorte. Enfim, deixou de ser promessa, colocou Shevchenko e Inzaghi no banco e ofuscou a estréia de David Beckham, deixou de ser uma promessa para se firmar como principal atacante de um dos gigantes da Europa, resta firmar-se como titular da Seleção Brasileira. Deve-se ter paciência com o garoto e priorizar os atacantes que têm dado certo na Selação, como Luís Fabiano. Mas não é do Brasil que estamos falando, voltemos ao assunto principal.

O segundo gol de Pato, sem dúvida, abateu a Roma. Por um simples motivo: o que uma equipe que entra com uma proposta defensiva contra uma outra técnicamente superior num contexto de desvantágem no placar? Coube ao time de Spaletti avançar, tentar, apostar em suas peças ofensivas. De forma impressionante, deu certo! Um premio à Vucinic, atacante que é, hoje em dia, a salvação da Roma.

O desenrolar da partida foi, senão emocionante, empolgante. Mas terminou mesmo 2 x 2, um empate com gosto de vitória romanista, o David que quase derruba o Golias.

Mas a agonia continua...


È Detto!!!

O Ronaldo da Vez

Nem brasileiro, nem argentino, o homem do momento do futebol mundial é um português da Ilha da Madeira, terra do grande Heriberto Hélder... seu nome? Creio que há coisas que, por serem de conhecimento público, não necessitam ser ditas (e creio que eu digo quase todas, com minha fala de prolixidade), mas o que importa é que os lusitanos tem o maior e, quem sabe, o mais marrento dos jogadores da atualidade, Cristano Ronaldo.

Podem os nacionalistas de plantão virem com um discurso pró-Kaká, dizendo que Cristiano Ronaldo ganhou o título da Fifa deste ano pelo fato de que Kaká passou boa parte do ano lesionado, isso tem seu fundo de verdade. Kaká é, táticamente, mas capaz que Ronaldo, porém, Ronaldo é dono de um dos maiores arsenais técnicos visto na história do futebol, não que o brasileiro não tenha uma imensa técnica, mas na atualidade Cristiano Ronaldo só perde para um outro Ronaldo, o Assis, o Gaúcho, desde que fique novamente em forma.

Lionel Messi, ótimo jogador, objetivo, arisco, enfim... craque! Mas quem vê o argentino atuar sente que falta algo que possamos ver e, logo após, afirmar: este é o melhor do mundo! Cristiano Ronaldo nos faz lembrar disso o tempo todo, mostra-se um jogador completo, que joga no meio, nas duas pontas e, se preciso, como atacante de área.

Assim como alguns grandes jogadores da história, o português é acusado de amarelar nas partidas decisivas (como na final da Champions League, onde, apesar de ter marcado o gol do Manchester, perdeu um Penalty). Mas quantas vezes Kaká foi chamado de "amarelão" pela torcida do São Paulo? Quantos craques não perderam penais em partidas decisivas? Adianto que não suporto Cristiano Ronaldo como ser humano, ele é um marrento odiável, não é um Romário que se dizia um predestinado por Deus da maneira mais prepotente, mas que não conseguíamos odiá-lo. Portanto, não entendam o que escrevo aqui como uma defesa em relação a um jogador que eu tenha simpatia, mas a verdade é que o rapaz é um craque e um projeto de gênio.

Quem pode tirar Cristiano Ronaldo do seu trono? Messi e Kaká têm, nos próximos anos, grandes possibilidades de revesar o trono de melhor do mundo. Como a Fifa geralmente dá o título de melhor jogador do mundo para os que ganham grandes títulos, os três grandes jogadores da atualidade dependerão também do desempenho de seus clubes para se consagrarem como o melhor do planeta, porém, vejo no brasileiro Alexandre Pato o futuro número 1 do mundo e não tenho medo de queimar a minha língua!

E quanto a Robinho? Será um eterno "quase craque" e , definitivamente, não tenho medo de queimar minha língua!

Parabéns, Cristiano Ronaldo! Parabéns, Portugal! O mundo curva-se diante do melhor jogador do mundo. Mas que seja por pouco tempo!


È Detto!!!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Um Bando de Louco?

Por: João Paulo Pontes

Ronaldo no Corinthians! Frase (ou notícia) que é repetida de forma exaustiva neste início de temporada pela imprensa brasileira (que finge, talvez por nacionalismo, ter repercussão mundial). Quantas vezes você, pobre mortal não-jornalista, ouviu, oriundo dos programas esportivos ou não, esta notícia ou coisas relacionadas a ela?

Confesso, vejo o assunto Ronaldo-Corinthians como algo saturadíssimo, mas como um bom pseudo-jornalista-filósofo, meditei acerca do tema, acerca da instituição e acerca do atleta. Um questionamento não me deixa dormir em paz nessas quentes noites de Janeiro: quem vai realmente ganhar com a vinda do Fenômeno para o Timão? Ronaldo, o Corinthians ou a imprensa?

Heráclito dizia que nós não podemos nunca entrar no mesmo rio, pois como as águas, nós mesmos já somos outros, creio que ele diria o mesmo de um jogador entrando em campo, ou pior, saíndo de uma mesa de cirurgia... depois dos trinta! Um atleta de alto nível, como Ronaldo, é uma prova das afirmações de Heráclito. Sua velocidade não é mais a mesma, sua agilidade não é mais a mesma, seu preparo físico, então... com certeza não se compara com o menino que entrou no "rio da fama" e encantou o mundo. É verdade que o corpo humano adapta-se às alterações que sofre, mas nunca volta a ser o mesmo, assim como o homem, assim como o rio.

Assim como Ronaldo, o "rio da fama" no qual ele se banhou durante mais de uma década não é mais o mesmo, para o mundo do futebol, o Fenômeno não é mais necessário, já foi suprassumido por dois homônimos, um gaúcho e outro português, o estoque de reviravoltas em sua carreira já encerrou-se com a conquista da copa de 2002 e os escândalos envolvendo ele com mulheres e travestis alimentaram a imprensa de uma forma tão satisfatória que, ao se esfriar a notícia de sua contratação pelo Corinthians, cada vez menos seu nome estará nos noticiários, gerando menos receita, consequentemente.

Ainda assim, em termos de publicidade, o Corinthians fez um "gol de placa", o patrocinador que quiser, nesse começo de ano, ter sua marca exibida exaustivamente em todos os telejornais, precisará apenas colocá-la no uniforme da equipe. mas voltemos aos aspectos de dentro de campo.

Há dois anos publiquei um artigo referente á morte do craque húngaro Puskas, lembro-me de ter citado Ronaldo, na época iniciando sua curta passagem pelo Milan, que estava visivelmente fora de forma e aconselhei o brasileiro a seguir o exemplo do finado húngaro que perdeu peso e foi diversas vezes campeão pelo Real Madrid. Mas Ronaldo não seguiu meu conselho, preferiu Cervejas e "Travecos".

Pode parecer que tenho algo contra Ronaldo, talvez eu tenha uma mágoa por ele não ter lido meu blog e não seguido meus conselhos (ou pior, ter lido e mesmo assim não ter seguido-os). A verdade é que a sua recuperação física e técnica é algo que todos aqueles envolvidos no futebol desejam, por se tratar de um gênio da bola.

Se existe um grito que me comove é o daqueles que possuem menos chances do que os adversários, é o grito dos que tem garra para reverter uma adversidade. Utilizarei um para servir como mantra para a recuperação do Fenômeno, que algumas torcidas sul-americanas esbravejam ao ver suas equipes enfrentarem gigantes: "Si, se puede! Si, se puede!"

E pra que não venham dizer que Heráclito está contra Ronaldo, ele mesmo se defende quando diz:

"No círculo se confundem o princípio e o fim"


È Detto!!!

Feliz 2009/Voltando de Férias


Olá, Visitantes!

Retornando de férias, o Bola Pensante deseja, de forma absolutamente atrasada, um feliz 2009 para todos vocês que nos acompanham (e somente para vocês que nos acompanham)!

É verdade que 2008 foi um ano cheio de bizarrices e surpresas no futebol, esperamos ter o que falar neste ano que chega!

Que 2009 nos traga boas novas!
Um grande abraço!

È Detto!!!