quarta-feira, 13 de maio de 2009

Nem foi sonho, nem acabou!


Em especial para Ariano Suassuna e Raphael "Alma"

Alegria na tristeza, isso é possível? Seria possível um ser chorar de alegria e orgulho ao presenciar o fim de um sonho? Seria possível presenciar a derrota e falar pra si mesmo: “foi bom mesmo assim”? Esse é o valor que apenas as grandes almas possuem. O sonho não acabou, foi apenas adiado.

O que foi o Sport nessa Libertadores? Um azarão? Um intruso? Um fenômeno? O Sport foi Brasil, foi Nordeste, foi Pernambuco contra a América, contra o Brasil, contra o Nordeste e contra Pernambuco. A inveja das outras cores pernambucanas, o pouco caso das restantes cores nordestinas, o corporativismo das demais cores, empresas e instituições da Regiões Sul e Sudeste e, claro, a competição em si, das rivalidades, a única realmente justa.

As cores rubro-negras pintaram a América, fizeram suas vítimas em solo estrangeiro, provaram que neste sub-país chamado Nordeste, tão esquecido pelos demais, habitam seres que têm em sua garra, em sua raça, em sua capacidade de erguer, de muito pouco, o melhor que o Brasil têm para oferecer o seu tesouro. E este sub-país tem uma capital, Recife, e um grande herói, o Sport.

No final das contas, o Sport lutou contra tudo e contra todos, com um brio que me orgulha, que me faz ter prazer em dizer, sou de pernambuco, estado onde nasceu o Sport Clube do Recife. Eu, João Paulo Pontes, tricolor doente!

Parabéns, torcida rubro-negra! Um dia repetiremos vossos feitos incontestavelmente gloriosos!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Brasileiraço!


Enfim, inicia-se o Campeonato Brasileiro de 2009, aquele que promete ser o melhor da história dos pontos corridos, com o repatriamento de grandes jogadores e o surgimento de outros, um campeonato que promete ser tão ou mais equilibrado quanto o do ano passado, com equipes que deverão brigar a te a última rodada pelo título nacional.

Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, Internacional, Grêmio, Corinthians, São Paulo e Flamengo. Esses são os clubes que deverão lutar, efetivamente, pelo título brasileiro. Um favorito? Internacional. A equipe que joga o futebol mais eficiente da América do Sul neste momento, defesa sólida, ataque avassalador, uma filosofia coletiva quase perfeita com talentos individuais fora dos padrões brasileiros. É uma pena não estar na Libertadores, seria, de longe, a equipe favorita ao título continental.

Santos, Sport e Coritiba poderão correr por fora, mas dificilmente conseguirão o título. Os três têm ótimos times, padrões de jogo bem definidos, mas a falta de um banco de reserva à altura, não os credita ao título. Uma vaga na libertadores poderá ser ocupada por um desses três clubes, mas será pouco provável.

Rebaixamento? Em 2009 a briga para não cair será tão intensa quanto para ser campeão. Aposto minhas fichas que, pelo menos, um gigante do futebol brasileiro irá disputar a Série B de 2010. Dificilmente dois dos promovidos no ano passado não cairão neste ano, por dois motivos: o primeiro, é que Barueri, Santo André e Avaí não fazem parte do cartel do Clube dos 13, o que significa receitas infinitamente menores do que o restante dos clubes (dentre os outros participantes, apenas o Náutico também não faz parte), o segundo é que o nível deste brasileirão será muito alto, e o nível de competição castigará aquelas equipes que não tenham um plantel equilibrado, com reservas à altura, e isso só se consegue mantendo uma base, o que não foi feito nessas três equipes.

Mas venhamos e convenhamos, sabemos muito bem que o brasileirão só mostra quem é quem após o fechamento da janela de transferências européias, quando alguns jogadores voltam de empréstimo aos seus clubes e outros são contratados pelos clubes do velho continente. Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Fluminense deverão ser os clubes com maiores perdas durante este período. Se contratarem à altura, estarão de volta à briga, caso contrário, brigarão, no máximo, por uma vaga na Libertadores.

Sendo objetivo: meu palpite é Inter, São Paulo, Corinthians e Flamengo, na ponta, respectivamente e Atlético Mineiro, Goiás, Barueri e Santo André como os prováveis rebaixados.

A única certeza é que esse Brasileirão será um Brasileiraço! (Salvem os pontos corridos!!!)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Era pra ser assim!


Sempre que me perguntarem se, em relação à postura tática de uma equipe, sou ofensivista ou defensivista, direi: sou "equilibrista"! Mas se me perguntarem o que é mais importante no futebol, se é um bom ataque ou uma boa defesa, sem dúvida optarei pela boa defesa. Ela é a base para qualquer equipe competitiva.

Acho que já cansei de falar sobre isso, sobre a maior importância de uma boa defesa do que de um bom ataque, que o ideal é o equilíbrio, enfim, sequer falo algo novo em relação ao futebol, muito menos em relação à vida, quero falar apenas do jogo que assisti hoje (Chelsea x Barcelona) e o jogo que espero assistir no próximo dia 27 de Maio (Barcelona x Manchester), em Roma.

Viu-se no jogo de hoje, de um lado, uma equipe com uma ótima defesa e um ataque razoavelmente bom, o Chelsea, e de outro, uma equipe com um sistema defensivo razoável, porém com um ótimo sistema ofensivo. Um típico confronto “Ataque x Defesa”.

Se alguém me perguntasse se, apenas aliando os jogadores ofensivos de uma das equipes com os defensivos da outra, faria-se uma equipe imbatível, com o equilíbrio calcado na excelência, eu diria que não. Não seria uma questão apenas de peças, e sim de postura tática da equipe, e não se confunda sistema tático com postura tática. Sistemas são os números separados por traços, postura é o que é feito dentro do campo, é o que faz até um sistema com cinco zagueiros ser ofensivo.

A partida parecia um jogo de xadrez, estudada a cada minuto, o Barcelona executava a sua vocação ofensiva e o Chelsea esbanjava a sua vocação defensiva, porém ambos não davam vacilos em suas defesas e ataques, respectivamente. O gol de Essien, um dos mais belos que vi em minha vida, foi um achado. Uma faísca poética futebolística. Uma genialidade agregada à sorte. Um dos raros gols que não pode ser considerado falha de um sistema defensivo.

Após esse momento, só se viu Barça atacando e o Chelsea defendendo e contra-atacando. Expulsão injusta, penalty não dado, enfim, todos os temperos de uma grande partida estiveram em Stamford Bridge. Não poderia faltar o famigerado gol da classificação no último minuto. Seria uma injustiça dos deuses do futebol que tanto favorecem o “não” futebolístico se o Barcelona não fosse à final dessa Liga dos Campeões. O gol de Iniesta estava programado por Exú.

Porém, em Roma, o Barcelona enfrentará uma equipe quase perfeita, com um ataque e uma defesa excelentes, para mim, o favorito ao título. Bem que a minha Roma poderia fazer essa final em casa, o único problema é que ela tem tanto um ataque obsoleto quanto uma defesa fraca.

Mas isso é uma outra história!!!

È Detto!!!


GOLS DA PARTIDA:

terça-feira, 5 de maio de 2009

Agenda "Bola Pensante"

Venho através dessas mal traçadas linhas dizer que o Bola Pensante agora vai seguir um calendário: Todas as Quartas e Domingos, postarei algum artigo, por menor ou pior que seja.

Óbviamente que poderei escrever em dias que não sejam os citados acima.

Vale a pena conferir!



VISITE TAMBÉM O GUMA BLOG SPORTS, ATUALIZADO DIÁRIAMENTE COM COMENTÁRIOS SÓRDIDOS SOBRE O QUE ACONTECE NO MUNDO DO ESPORTE.

O que seria da conquista sem a tragédia do outro? Teria o homem prazer de ser o vencedor sem que alguém fosse o derrotado? Sem que, sempre ao cruzar com aquele que perdeu a batalha, não surgisse aquele sentimento de superioridade indiscutível, calcado em fatos?

No último final de semana, pela maioria dos estaduais Brasil afora, campeões foram definidos, holofotes foram direcionados aos que conquistaram os títulos e o ostracismo instantâneo caiu sobre os vice-campeões, grandes guerreiros que, por talvez um pequeno detalhe, despencaram da possibilidade da glória ao limbo do esquecimento. Talvez por erros de arbitragem, talvez por má sorte, mas como dizia Epicteto, “Quando alguém tem azar, lembra-te que esse azar provém dele: afinal Deus criou todos os homens para a felicidade e para a paz.”

Mas será que há paz para um vice-campeão? E para um bi vice, um tri, então?

Para mim, a diferença entre um campeão e um vice se encaixa bem nas palavras de Alain, quando ele fala sobre a felicidade, dizendo que “A felicidade não é algo que se persegue, mas algo que se tem. Não existindo essa posse, é apenas uma palavra.” O vice é aquele que quase sentiu o gosto do título, o que os coloca com um sentimento de frustração bem maior do que aquele que ficou numa posição intermediária.

Eu sei, podem dizer que o vice fez um ótimo trabalho, foi um ótimo adversário, valorizou o título. Para o torcedor, isso não existe. Enquanto o campeão é o que ri por último e o que ri melhor, o vice é o que chora por último e, quem sabe, o choro mais doloroso: o choro do quase.

Salvem os campeões.