domingo, 31 de janeiro de 2010

Futebol e Música: Zagueiro



Arrepia, zagueiro... Zagueiro!
Limpa a área, zagueiro... Zagueiro!
Sai jogando, zagueiro... Zagueiro!

Ele é um zagueiro
É o anjo da guarda da defesa
Mas para ser um bom zagueiro
Não pode ser muito sentimental
Tem que ser sutil e elegante
Ter sangue frio, Acreditar em si e ser leal

Zagueiro tem que ser malandro
Quando tiver perigo com a bola no chão
Pensar rápido e rasteiro
Ou sai jogando ou joga bola pro mato
Pois o jogo é de campeonato

Tem que ser ciumento
E ganhar todas as divididas
E não deixar sobras pra ninguém
Tem que ser o rei e o dono da área
Nessa guerra maravilhosa de 90 minutos

De 90 minutos!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ressurreição?

E por falar em retorno...


Ele foi o jogador mais espetacular que já vi de perto. Foi, inclusive, o melhor o que vi de longe também! Ronaldinho é um desses jogadores que já estão na galeria dos grandes craques da história do futebol. A queda drástica de seu rendimento retirou a alegria de muitos torcedores mundo afora e abriu espaço para duras, porém justas, críticas. A recente melhora de seu futebol, entretanto, tem levado torcedores ao delírio com a simples esperança de ver a magia de seus tempos de Barcelona encantar os gramados mundo afora.

Mas, até onde irá a evolução do gaúcho? Terá ele capacidade de ser um jogador-chave para o Milan durante toda a temporada? Será ele capaz de ser uma referência para a seleção brasileira na disputa da Copa do Mundo da África do Sul?

Sua evolução é notória, mas, ao meu ver, as pressões pró-convocação são extremamente precipitadas. Ronaldinho só deve ser convocado se tiver condições de, não só ser titular, mas de ser o principal jogador na campanha brasileira rumo ao hexa... o que ainda não é o caso.

No Milan, ele não tem concorrência. A equipe espera por ele, varia o nível de suas atuações junto com ele e tem nele a principal referência no setor ofensivo A seleção nem pode, nem deve esperar. Ela já possui uma base definida, uma forma de jogar sem Ronaldinho que já se mostrou extremamente competitiva, ou melhor, vencedora.

Existe, além do mais, um outro ponto a ser ponderado sobre a evolução desse atleta: ele é um jogador de capacidade e repertório de jogadas tão espetacular que qualquer lampejo de sua genialidade é suficiente para encantar, ao ponto de iludir, até o mais atento dos analistas do esporte bretão. 60% de sua capacidade já o torna um jogador acima da média, mas só após a verificação da regularidade de suas boas atuações poderemos afirmar, com certeza, se ele realmente está de volta, ou não.

Não há dúvidas de que o mundo torce pela recuperação total de Ronaldinho, principalmente num ano de Copa e tendo a lembrança de um mundial de tão baixo nível como foi o da Alemanha. Ronaldinho voltando ao auge e com o foco em redimir-se diante do povo brasileiro pela decepção que foi na Copa passada, será, juntamente com Messi, Ibrahimovic, Cristiano Ronaldo e seu companheiro de seleção, Kaká, uma das grandes atrações do mundial que estar por vir!

O futebol agradece!

È Detto!!!

O Retorno!



No ano de 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, decidi começar a externar na grande rede minhas opiniões em relação aos esportes acerca dos quais não me considerava tão ignorante assim. Nasceu então o “Blog do Guma”, onde escrevi sobre esportes como o automobilismo, tênis e, principalmente, o futebol.

O fato de ter sido um ano de Copa do Mundo com toda a certeza ajudou a predominância futebolística nas temáticas deste blog, porém, a minha paixão pelo esporte e a pretensão de que tenho pontos de vista um pouco mais abrangentes do que a média dos comentaristas brasileiros me fizeram, com o tempo, monopolizar a temática de meus textos. O futebol tornou-se o único assunto e a semente do “Bola Pensante” começou a germinar.

Foram dois anos e meio desde o primeiro artigo até a formulação do BP, nesse tempo, alguns artigos foram publicados em sites especializados, tive a chance de conhecer o futebol de uma forma mais próxima e efetiva, além de ocorrer um amadurecimento enquanto jornalista (sem diploma, lei é lei!) de minha parte.

O início do “Bola pensante” foi marcado pela publicação de alguns textos antigos, intercalados com escritos novos. Infelizmente, fatos lamentáveis ocorreram em minha vida e escrever sobre futebol tornou-se cada vez mais raro até que no dia 13 de maio de 2009 escrevi aquela que seria minha última colaboração ao arquivo BP.

Chegamos a 2010, um ano de Copa do Mundo, o maior evento da terra. Creio que isso seja um bom motivo para voltar a escrever sobre o esporte mais popular do mundo, e é isso que vai acontecer a partir de agora.

Pelas duas mulheres da minha vida, por mim e por você, leitor, que merece ler o melhor que o jornalismo esportivo tem a oferecer em matéria de opinião.

É isso aí... A modéstia desceu pelo ralo.

O Bola Pensante está de volta!!!

È Detto!!!