quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O Ronaldo da Vez

Nem brasileiro, nem argentino, o homem do momento do futebol mundial é um português da Ilha da Madeira, terra do grande Heriberto Hélder... seu nome? Creio que há coisas que, por serem de conhecimento público, não necessitam ser ditas (e creio que eu digo quase todas, com minha fala de prolixidade), mas o que importa é que os lusitanos tem o maior e, quem sabe, o mais marrento dos jogadores da atualidade, Cristano Ronaldo.

Podem os nacionalistas de plantão virem com um discurso pró-Kaká, dizendo que Cristiano Ronaldo ganhou o título da Fifa deste ano pelo fato de que Kaká passou boa parte do ano lesionado, isso tem seu fundo de verdade. Kaká é, táticamente, mas capaz que Ronaldo, porém, Ronaldo é dono de um dos maiores arsenais técnicos visto na história do futebol, não que o brasileiro não tenha uma imensa técnica, mas na atualidade Cristiano Ronaldo só perde para um outro Ronaldo, o Assis, o Gaúcho, desde que fique novamente em forma.

Lionel Messi, ótimo jogador, objetivo, arisco, enfim... craque! Mas quem vê o argentino atuar sente que falta algo que possamos ver e, logo após, afirmar: este é o melhor do mundo! Cristiano Ronaldo nos faz lembrar disso o tempo todo, mostra-se um jogador completo, que joga no meio, nas duas pontas e, se preciso, como atacante de área.

Assim como alguns grandes jogadores da história, o português é acusado de amarelar nas partidas decisivas (como na final da Champions League, onde, apesar de ter marcado o gol do Manchester, perdeu um Penalty). Mas quantas vezes Kaká foi chamado de "amarelão" pela torcida do São Paulo? Quantos craques não perderam penais em partidas decisivas? Adianto que não suporto Cristiano Ronaldo como ser humano, ele é um marrento odiável, não é um Romário que se dizia um predestinado por Deus da maneira mais prepotente, mas que não conseguíamos odiá-lo. Portanto, não entendam o que escrevo aqui como uma defesa em relação a um jogador que eu tenha simpatia, mas a verdade é que o rapaz é um craque e um projeto de gênio.

Quem pode tirar Cristiano Ronaldo do seu trono? Messi e Kaká têm, nos próximos anos, grandes possibilidades de revesar o trono de melhor do mundo. Como a Fifa geralmente dá o título de melhor jogador do mundo para os que ganham grandes títulos, os três grandes jogadores da atualidade dependerão também do desempenho de seus clubes para se consagrarem como o melhor do planeta, porém, vejo no brasileiro Alexandre Pato o futuro número 1 do mundo e não tenho medo de queimar a minha língua!

E quanto a Robinho? Será um eterno "quase craque" e , definitivamente, não tenho medo de queimar minha língua!

Parabéns, Cristiano Ronaldo! Parabéns, Portugal! O mundo curva-se diante do melhor jogador do mundo. Mas que seja por pouco tempo!


È Detto!!!

Nenhum comentário: