sábado, 10 de janeiro de 2009

Um Bando de Louco?

Por: João Paulo Pontes

Ronaldo no Corinthians! Frase (ou notícia) que é repetida de forma exaustiva neste início de temporada pela imprensa brasileira (que finge, talvez por nacionalismo, ter repercussão mundial). Quantas vezes você, pobre mortal não-jornalista, ouviu, oriundo dos programas esportivos ou não, esta notícia ou coisas relacionadas a ela?

Confesso, vejo o assunto Ronaldo-Corinthians como algo saturadíssimo, mas como um bom pseudo-jornalista-filósofo, meditei acerca do tema, acerca da instituição e acerca do atleta. Um questionamento não me deixa dormir em paz nessas quentes noites de Janeiro: quem vai realmente ganhar com a vinda do Fenômeno para o Timão? Ronaldo, o Corinthians ou a imprensa?

Heráclito dizia que nós não podemos nunca entrar no mesmo rio, pois como as águas, nós mesmos já somos outros, creio que ele diria o mesmo de um jogador entrando em campo, ou pior, saíndo de uma mesa de cirurgia... depois dos trinta! Um atleta de alto nível, como Ronaldo, é uma prova das afirmações de Heráclito. Sua velocidade não é mais a mesma, sua agilidade não é mais a mesma, seu preparo físico, então... com certeza não se compara com o menino que entrou no "rio da fama" e encantou o mundo. É verdade que o corpo humano adapta-se às alterações que sofre, mas nunca volta a ser o mesmo, assim como o homem, assim como o rio.

Assim como Ronaldo, o "rio da fama" no qual ele se banhou durante mais de uma década não é mais o mesmo, para o mundo do futebol, o Fenômeno não é mais necessário, já foi suprassumido por dois homônimos, um gaúcho e outro português, o estoque de reviravoltas em sua carreira já encerrou-se com a conquista da copa de 2002 e os escândalos envolvendo ele com mulheres e travestis alimentaram a imprensa de uma forma tão satisfatória que, ao se esfriar a notícia de sua contratação pelo Corinthians, cada vez menos seu nome estará nos noticiários, gerando menos receita, consequentemente.

Ainda assim, em termos de publicidade, o Corinthians fez um "gol de placa", o patrocinador que quiser, nesse começo de ano, ter sua marca exibida exaustivamente em todos os telejornais, precisará apenas colocá-la no uniforme da equipe. mas voltemos aos aspectos de dentro de campo.

Há dois anos publiquei um artigo referente á morte do craque húngaro Puskas, lembro-me de ter citado Ronaldo, na época iniciando sua curta passagem pelo Milan, que estava visivelmente fora de forma e aconselhei o brasileiro a seguir o exemplo do finado húngaro que perdeu peso e foi diversas vezes campeão pelo Real Madrid. Mas Ronaldo não seguiu meu conselho, preferiu Cervejas e "Travecos".

Pode parecer que tenho algo contra Ronaldo, talvez eu tenha uma mágoa por ele não ter lido meu blog e não seguido meus conselhos (ou pior, ter lido e mesmo assim não ter seguido-os). A verdade é que a sua recuperação física e técnica é algo que todos aqueles envolvidos no futebol desejam, por se tratar de um gênio da bola.

Se existe um grito que me comove é o daqueles que possuem menos chances do que os adversários, é o grito dos que tem garra para reverter uma adversidade. Utilizarei um para servir como mantra para a recuperação do Fenômeno, que algumas torcidas sul-americanas esbravejam ao ver suas equipes enfrentarem gigantes: "Si, se puede! Si, se puede!"

E pra que não venham dizer que Heráclito está contra Ronaldo, ele mesmo se defende quando diz:

"No círculo se confundem o princípio e o fim"


È Detto!!!

Nenhum comentário: