quinta-feira, 11 de março de 2010

Calcio Com Um Novo Campeão?


O Calcio pode voltar a ter um campeão diferente nesta temporada. A ascensão do Milan, juntamente com a recuperação sensacional da Roma, podem pôr fim na hegemonia da Internazionale e, consequentemente, o tetra-campeonato da equipe.

As chances do Milan são, sem dúvidas, maiores que a da Roma. A equipe russonera tem um plantel mais qualificado, um treinador que demonstra ser mais talentoso e um foco, oriunda da rivalidade mais efervescente da Itália, em impedir o título de seu maior rival.

A Roma tinha um objetivo no início da temporada: voltar à Champions League. Teve um princípio de campeonato terrível, passeou pela zona de rebaixamento e, quase que milagrosamente, teve uma subida impressionate de produção, ao ponto de revezar com o Milan no posto de vice-líder do Calcio. O fato é que, mesmo com as contratações feitas na janela de inverno, não a enxergo como uma equipe que consiga ser campeã, pelo menos nesta temporada. Mas como o futebol não é uma ciência e, se fosse, não seria exata, nada impede uma seqüência de vitórias na reta final, combinada com tropeços dos adversários. Não há motivos para a desistência giallorossa.

Quanto ao Milan, apesar de toda a sua evolução, a equipe oscila entre atuações regulares e grande jogos. O termômetro da equipe é, sem dúvida, Ronaldinho. Isso leva a crer que se o Gaúcho jogar 80% do que sabe em todos os jogos, o Milan será campeão. Gattuso, Beckham, Seedorf e Pato são outros jogadores importantes na equipe. Dentre eles, Alexandre Pato é o jogador com o qual a equipe mais precisará contar. Leonardo, depois de ser bastante questionado no comando da equipe, vem se estabilizando à frente do time de Berlusconi e, apesar da recente derrota na Champions League, tem mostrado bastante talento.

Já pelos lados do Giuseppe Measa, é notório que, se o Cálcio encontra-se num equilíbrio que possibilita uma disputa, propriamente dita, pelo título, não é por conta de uma evolução extraordinária por parte de Milan ou Roma e sim a queda de produção da Inter. O fator preponderante para isso é que a equipe de José Mourinho não tem mais o mesmo foco, nem a mesma qualidade. Ninguém perde Ibrahimovic e fica impune. Além disso, a saída de outros jogadores por motivo de insatisfação e a permanência de outros, mesmo insatisfeitos, eram o anuncio de que algo estaria prestes a ruir. Ainda assim a Inter é a equipe mais forte do campeonato.

Correndo por fora, mas bem por fora mesmo, a Juventus chegou a ensaiar uma boa temporada, mas a queda vertiginosa de produção da equipe impediu a sua permanência na briga pelo título. A equipe de Turim deve, inclusive, ficar atenta caso queira disputar a Champions na próxima temporada. Diego é um jogador genial, mas não é o suficiente para a Juve ser novamente campeã.

Fazendo-se uma análise, que nem precisa ser tão profunda assim, o Cálcio tem um grande favorito, a Inter, porém, mesmo sendo campeão nesta temporada, dá sinais de que a hegemonia está prestes a acabar.

È Detto!

Nenhum comentário: