segunda-feira, 17 de maio de 2010

Seleção Tacanha



Passei essa semana refletindo acerca da convocação final, feita por Dunga, para a Copa do Mundo da África do Sul. Tomei alguns sustos, me revoltei com algumas confirmações que eu insistia em não acreditar e, não nego, me surpreendi positivamente com algumas decisões.

Vamos direto ao assunto. Em relação aos goleiros, Dunga acertou 100%. Júlio César é incontestável, Gomes faz uma boa campanha na Inglaterra e Doni foi o goleiro mais convocado da era Dunga e, diga-se de passagem, nunca comprometeu. A ausência de um quarto goleiro na lista de espera não se trata de uma imprudência por parte da comissão técnica brasileira, mas da exploração de uma brecha no regulamento. A Espanha, por exemplo, não interpretou da maneira correta e levou cinco goleiros.

Quanto à zaga, não há nem o que comentar. Lúcio, Juan, Luisão, Thiago Silva e pronto.

Já nas laterais, enquanto a direita tem os nomes definidos desde o principio do trabalho do treinador brasileiro, a esquerda me surpreendeu negativamente. Gilberto não tem condições de ser titular da seleção brasileira. Michel Bastos, muito menos. Torcer por uma lesão de um dos dois para que Marcelo vá a Copa e tenhamos um lateral de verdade.

Entre os volantes, torci pela convocação de Thiago Motta, me surpreendi, negativamente, com Kléberson. Gilberto Silva é de uma importância tática incrível, mas esta será a sua última Copa. Felipe Mello atravessa uma má fase de dar dó na Juventus, mas ainda pode ser titular de Dunga. Josué tem sido contestado, mesmo tendo boas atuações pela seleção. Eu preferiria um outro pernambucano em seu lugar: Hernanes, um craque de bola. Nem Hernanes, nem Thiago Motta, quem ficou com a vaga na lista de espera foi Sandro. Sandro!

Segundo a composição de Samuel Rosa e Nando Reis, “o meio-campo é o lugar dos craques”! Cadê? Ramires? Coitado! Não sei se ele é um volante que chega à frente ou um meia que marca um pouco melhor que os outros. Pra mim ele é um meia sem criatividade ou um volante sem pegada, não escolhi ainda. Tem disposição e só. Daniel Alves é quem vai acabar tomando-lhe a vaga nessa posição. Elano? Coitado! Óbviamente convocado pelos serviços prestados à Dunga... à Dunga! Não tem jogado lá muito bem na Turquia e deverá ser reserva absoluto neste mundial. Júlio Baptista? Coitado, mas coitado mesmo!!! Coitado dele se Kaká se machucar, pois é óbvio, absurdamente óbvio que ele não tem a mínima condição de alterar o rumo de uma partida, muito menos de assumir a camisa 10 numa ausência do Bambino D’Oro.

Vocês sabem o pior de tudo? Nem o Kaká nos passa mais a confiança de outrora, principalmente após seu desempenho pífio na sua temporada de estréia pelo Real Madrid. Enquanto isso, Ronaldinho vai demonstrando estar preparado para a Copa que se segue.

Ganso na Copa? Não sei se é o momento certo, principalmente se for para levá-lo sem testá-lo. Nem com Pelé foi assim. É óbvio que ele está sendo condenado por uma falta de planejamento na preparação da seleção rumo a Copa. Mais amistosos deveriam ser feitos, esses para testar jogadores que não tiveram chance nos 3 anos e meio de trabalho de Dunga. Em 2002 foi assim e Gilberto Silva (fulcral na campanha do penta), Kléberson (que acabou fazendo uma ótima Copa) e o nosso atual camisa 10, Kaká, foram selecionados nesses jogos. Enfim... coisas de seleção.

No ataque, a ausência de Adriano foi, para mim, mais do que justa, foi necessária, além de ser, por mim, comemorada. Robinho e Luís Fabiano formam um ataque perigoso, mas nada comparado com Bebeto e Romário, Rivaldo e Ronaldo, nem chega a ser melhor que Muller e Careca, em minha humilde opinião. É o melhor que temos, não há onde buscar.

Dentre os outros dois escolhidos por Dunga, contesto a presença de Nilmar deixando Pato fora dessa seleção. Me parece ser mais um convocado por serviços prestados, não tem jogado bem no Villareal, além de não se encaixar enquanto substituto de Robinho, nem ser um jogador de área como Luís Fabiano. Neymar não tem maturidade para jogar nessa seleção, ponto. Quanto à Grafite, palmas para Dunga. Boa estatura, dá ótimas assistências, faz muitos gols, foi eleito o melhor jogador de um campeonato importantíssimo como a Bundesliga, além de ter sido o artilheiro. Tudo bem que isso foi no ano passado, mas com a queda de rendimento do Wolfsburg ninguém poderia, nem Cristiano Ronaldo, nem Messi, nem ninguém.

Mas você pode me perguntar: o que você achou dessa convocação? Esta foi uma convocação tacanha, de um treinador tacanho, que tem sido um vencedor, um vencedor tacanho. Esta é uma seleção brasileira sem cara de seleção brasileira. Sem a criatividade de uma seleção brasileira. Sem a magia de uma seleção brasileira.

Podemos ser campeões? Óbvio! Faz tempo que o futebol abriu espaço para a filosofia que Dunga adota e, se pensarmos bem, ele não está errado em pensar assim. O fato é que ele quer ganhar a Copa, espero que ganhe, mas que ganhe uma Copa que, ao contrário da seleção, não seja tacanha.

È Detto!!!

Nenhum comentário: