quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Chefe!



Andres Sanchez, presidente do Corinthians, embarca nesta semana para a África do Sul, onde chefiará a delegação brasileira na Copa. Mas antes, ele tem de mostrar o espírito da nossa seleção na África do Sul. A vítima? Mônica Bergamo!


Folha - O senhor assumiu o Corinthians numa crise que agora está superada.
Não Andres Sanchez - A empresa mais fácil que tem de se trabalhar é time de futebol. Eu não tenho concorrente.é que nem Coca e Pepsi, a Nike e a Adidas. Aqui, não. Você já tem o cliente, o torcedor apaixonado pela marca Corinthians. Montamos a rede Poderoso Timão pra dez lojas. E já são 76.

Já ouvi o senhor dizer "é só não roubar muito".
O termo não é esse, vamos dizer assim, publicamente. Mas é ter um limite na vida.

E o senhor disse também que ninguém é santo.

Ninguém é santo. Mas o [que não é] santo não é só por roubar. É por tratar mal as pessoas, não respeitar o ser humano, o ambiente. Não quero dizer que não sou santo porque posso roubar. Estou dizendo num geral de sociedade como um todo.

Tem muito roubo no futebol?
Já teve muito mais. O futebol era uma caixa preta e hoje ela já não é mais preta, é cinza. Tá branqueando.

Mas ainda não é branca.
O que falta no futebol é mudança de poder. A maioria dos presidentes, até dois anos atrás, estava há 15, 20 anos nos clubes. Eu posso me sujeitar, por ser louco, a ficar três anos. E depois tem que mudar. Se puder sair duas horas antes de acabar o meu mandato [em 2011], eu saio.


Ricardo Teixeira está no comando da CBF há 21 anos.
Mas eu já falei isso pra ele. Ele já está percebendo. A transformação do Brasil, não só no futebol, não aceita mais uma pessoa ficar 20, 40 anos, por melhor que seja o trabalho que esteja fazendo.

E ele está percebendo isso?
Você quer que eu fale que o Ricardo Teixeira tem que sair. Não vou te falar isso. Eu estou dizendo que nas federações, nos clubes, nas confederações, na Fifa, em tudo a renovação é importante.

Mano Menezes fica no time?
sai se quiser. um pênalti mal batido, Vieram aqui pedir a cabeça dele. E eu falei: "O Mano não sai do Corinthians enquanto eu for presidente". Só Ele tá fazendo um belo trabalho. Tem 66% de aproveitamento nos últimos anos. Foi campeão com 55%. Já na Libertadores, temos 73%. E "tamo" fora! Futebol não é ciência exata. Uma bola na trave, o erro de um juiz -e você perde um jogo.

O senhor já comentou que são muitas as variáveis. Às vezes, o jogador entra em campo e foi traído pela mulher, a sogra ligou...
revoltada, psicológico, Se o psicológico dele tá mal, não consegue jogar. E ele tem problema com o filho, com a mulher que tá com a ex-mulher, com a amante, com a bebida. Ele tem problema com tudo, como o ser humano tem. E não entra com o pique, aquela consciência diretamente no futebol. Os maiores jogadores estão no Real Madrid. Por que não ganham campeonato? Pô, é problema de relacionamento, é problema técnico, físico.

E o Ronaldo está gordo?
Ele tava na Europa! contente com o que ele tá Tem outros jogadores que estão acima do peso aí Se ele estivesse 100%, bonitão, 70 kg, blá-blá-blá, você acha que ele tava aqui no Corinthians? E no Brasil? Não dá. Você tem que se contentar com aquilo que pode dar e que pode receber. Eu tô dando e tenho certeza de que ele tá contente com o que o Corinthians dá pra ele.. Mas ninguém fala.

Quem?
O Adriano -pra não falar do meu time e falar dos outros. Tem jogador que só joga bem com 3 kg acima do peso.

Por quê?
Ninguém explica.

Mas quem é esse jogador?
É do Santos, mas não vou explicar. Quando ele tá magrinho, não consegue jogar.

O senhor me disse que o Ronaldo é um tsunami.
O cara não pode conversar, namorar, nada. Tem dinheiro, status, tem "bêbêbêbêbêbê", mas não pode por o dedo no nariz que o teu jornal põe lá: "Rico, melhor do mundo, mas põe o dedo no nariz". E todos nós já pusemos o dedo no nariz.

Na Copa, o senhor vai controlar as baladas dos jogadores ?
Se tiver folga e eles forem pra boate, pra discoteca, pro barzinho, pro shopping ou pra igreja, é problema deles.

É melhor balada ou igreja?
De vez em quando, não só os baladeiros exageram, mas também os da igreja. O cara quer rezar de tarde, de manhã, de noite. É difícil.

Na seleção há mais "certinhos", como Kaká e Lúcio?
Talvez eles não sofram o mesmo assédio dos outros.

O Kaká não sofre?
E qual é o problema de ter mulher? Ainda bem. Já pensou se tivesse homem? Eu prefiro jogador que, se for solteiro, tenha dez mulheres do que um homem.

Mas qual é o problema de ter um homem?

No futebol tem preconceito, principalmente no Brasil.

O Ronaldo sofreu preconceito no episódio dos travestis?
E sofre. É lógico. Se fosse com oito mulheres, pra muitos ele seria herói. Macho. Másculo. Não tem nada a ver. Eu tenho amigo homossexual, gay, trans... como é que fala? Não é travesti, é...

Transexual.
Transexual. E que me respeitam, sem problema.

Tem jogador gay no Brasil?
É lógico que tem.

Famoso?
Ah, não sei. Isso aí você vai sapeando aí. Mas tem. O futebol é reflexo da sociedade.

Faria a mesma lista do Dunga para a Copa?
Não! Ninguém repetiria essa lista. Cada um tem a sua. Mas eu respeito. Ele vinha há três anos e meio montando o time e ganhou tudo. Quem somos nós pra questionar?

O senhor é filiado ao PT. Como foi parar lá?
Minha família é de sindicalistas, meus irmãos, meus tios. A gente tem esse lado. Eu sou socialista na essência.

O Corinthians ainda não ganhou títulos em 2010, em que comemora seu centenário.
Não vai acabar o mundo porque o Corinthians não ganhou um título. Passamos 23 anos sem título e o Corinthians só cresceu! Em que o presidente de um clube tem que pensar? Em aumentar a torcida e em ganhar títulos. Se não der pra fazer as duas coisas, qual ele prefere?

Aumentar a torcida?
[Concorda com a cabeça] E é provado que o Corinthians, quanto mais anos sem títulos, mais torcedor chega.

O projeto é não ter título?
É fazer a torcida crescer e ganhar títulos. Se eu tivesse que escolher um, qual seria? Crescer a torcida. E quanto menos títulos a gente ganha, mais cresce a torcida.

Então o senhor não quer ganhar título.
C...! Vocês estudam e não entendem nada.




(Se preparem!)

È Detto!!!

Nenhum comentário: