segunda-feira, 11 de maio de 2009

Brasileiraço!


Enfim, inicia-se o Campeonato Brasileiro de 2009, aquele que promete ser o melhor da história dos pontos corridos, com o repatriamento de grandes jogadores e o surgimento de outros, um campeonato que promete ser tão ou mais equilibrado quanto o do ano passado, com equipes que deverão brigar a te a última rodada pelo título nacional.

Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, Internacional, Grêmio, Corinthians, São Paulo e Flamengo. Esses são os clubes que deverão lutar, efetivamente, pelo título brasileiro. Um favorito? Internacional. A equipe que joga o futebol mais eficiente da América do Sul neste momento, defesa sólida, ataque avassalador, uma filosofia coletiva quase perfeita com talentos individuais fora dos padrões brasileiros. É uma pena não estar na Libertadores, seria, de longe, a equipe favorita ao título continental.

Santos, Sport e Coritiba poderão correr por fora, mas dificilmente conseguirão o título. Os três têm ótimos times, padrões de jogo bem definidos, mas a falta de um banco de reserva à altura, não os credita ao título. Uma vaga na libertadores poderá ser ocupada por um desses três clubes, mas será pouco provável.

Rebaixamento? Em 2009 a briga para não cair será tão intensa quanto para ser campeão. Aposto minhas fichas que, pelo menos, um gigante do futebol brasileiro irá disputar a Série B de 2010. Dificilmente dois dos promovidos no ano passado não cairão neste ano, por dois motivos: o primeiro, é que Barueri, Santo André e Avaí não fazem parte do cartel do Clube dos 13, o que significa receitas infinitamente menores do que o restante dos clubes (dentre os outros participantes, apenas o Náutico também não faz parte), o segundo é que o nível deste brasileirão será muito alto, e o nível de competição castigará aquelas equipes que não tenham um plantel equilibrado, com reservas à altura, e isso só se consegue mantendo uma base, o que não foi feito nessas três equipes.

Mas venhamos e convenhamos, sabemos muito bem que o brasileirão só mostra quem é quem após o fechamento da janela de transferências européias, quando alguns jogadores voltam de empréstimo aos seus clubes e outros são contratados pelos clubes do velho continente. Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Fluminense deverão ser os clubes com maiores perdas durante este período. Se contratarem à altura, estarão de volta à briga, caso contrário, brigarão, no máximo, por uma vaga na Libertadores.

Sendo objetivo: meu palpite é Inter, São Paulo, Corinthians e Flamengo, na ponta, respectivamente e Atlético Mineiro, Goiás, Barueri e Santo André como os prováveis rebaixados.

A única certeza é que esse Brasileirão será um Brasileiraço! (Salvem os pontos corridos!!!)

2 comentários:

Unknown disse...

Você, sinceramente, disse no começo que o fluminense ia brigar pelo título? kkkkkkkkkkkkkkkk
essa eu não perdôo...
tá registrado...
hahahahahaha!

João Paulo Güma disse...

"Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Fluminense deverão ser os clubes com maiores perdas durante este período. Se contratarem à altura, estarão de volta à briga, caso contrário, brigarão, no máximo, por uma vaga na Libertadores"

Sacou?