quarta-feira, 6 de maio de 2009

Era pra ser assim!


Sempre que me perguntarem se, em relação à postura tática de uma equipe, sou ofensivista ou defensivista, direi: sou "equilibrista"! Mas se me perguntarem o que é mais importante no futebol, se é um bom ataque ou uma boa defesa, sem dúvida optarei pela boa defesa. Ela é a base para qualquer equipe competitiva.

Acho que já cansei de falar sobre isso, sobre a maior importância de uma boa defesa do que de um bom ataque, que o ideal é o equilíbrio, enfim, sequer falo algo novo em relação ao futebol, muito menos em relação à vida, quero falar apenas do jogo que assisti hoje (Chelsea x Barcelona) e o jogo que espero assistir no próximo dia 27 de Maio (Barcelona x Manchester), em Roma.

Viu-se no jogo de hoje, de um lado, uma equipe com uma ótima defesa e um ataque razoavelmente bom, o Chelsea, e de outro, uma equipe com um sistema defensivo razoável, porém com um ótimo sistema ofensivo. Um típico confronto “Ataque x Defesa”.

Se alguém me perguntasse se, apenas aliando os jogadores ofensivos de uma das equipes com os defensivos da outra, faria-se uma equipe imbatível, com o equilíbrio calcado na excelência, eu diria que não. Não seria uma questão apenas de peças, e sim de postura tática da equipe, e não se confunda sistema tático com postura tática. Sistemas são os números separados por traços, postura é o que é feito dentro do campo, é o que faz até um sistema com cinco zagueiros ser ofensivo.

A partida parecia um jogo de xadrez, estudada a cada minuto, o Barcelona executava a sua vocação ofensiva e o Chelsea esbanjava a sua vocação defensiva, porém ambos não davam vacilos em suas defesas e ataques, respectivamente. O gol de Essien, um dos mais belos que vi em minha vida, foi um achado. Uma faísca poética futebolística. Uma genialidade agregada à sorte. Um dos raros gols que não pode ser considerado falha de um sistema defensivo.

Após esse momento, só se viu Barça atacando e o Chelsea defendendo e contra-atacando. Expulsão injusta, penalty não dado, enfim, todos os temperos de uma grande partida estiveram em Stamford Bridge. Não poderia faltar o famigerado gol da classificação no último minuto. Seria uma injustiça dos deuses do futebol que tanto favorecem o “não” futebolístico se o Barcelona não fosse à final dessa Liga dos Campeões. O gol de Iniesta estava programado por Exú.

Porém, em Roma, o Barcelona enfrentará uma equipe quase perfeita, com um ataque e uma defesa excelentes, para mim, o favorito ao título. Bem que a minha Roma poderia fazer essa final em casa, o único problema é que ela tem tanto um ataque obsoleto quanto uma defesa fraca.

Mas isso é uma outra história!!!

È Detto!!!


GOLS DA PARTIDA:

Nenhum comentário: