quarta-feira, 13 de maio de 2009

Nem foi sonho, nem acabou!


Em especial para Ariano Suassuna e Raphael "Alma"

Alegria na tristeza, isso é possível? Seria possível um ser chorar de alegria e orgulho ao presenciar o fim de um sonho? Seria possível presenciar a derrota e falar pra si mesmo: “foi bom mesmo assim”? Esse é o valor que apenas as grandes almas possuem. O sonho não acabou, foi apenas adiado.

O que foi o Sport nessa Libertadores? Um azarão? Um intruso? Um fenômeno? O Sport foi Brasil, foi Nordeste, foi Pernambuco contra a América, contra o Brasil, contra o Nordeste e contra Pernambuco. A inveja das outras cores pernambucanas, o pouco caso das restantes cores nordestinas, o corporativismo das demais cores, empresas e instituições da Regiões Sul e Sudeste e, claro, a competição em si, das rivalidades, a única realmente justa.

As cores rubro-negras pintaram a América, fizeram suas vítimas em solo estrangeiro, provaram que neste sub-país chamado Nordeste, tão esquecido pelos demais, habitam seres que têm em sua garra, em sua raça, em sua capacidade de erguer, de muito pouco, o melhor que o Brasil têm para oferecer o seu tesouro. E este sub-país tem uma capital, Recife, e um grande herói, o Sport.

No final das contas, o Sport lutou contra tudo e contra todos, com um brio que me orgulha, que me faz ter prazer em dizer, sou de pernambuco, estado onde nasceu o Sport Clube do Recife. Eu, João Paulo Pontes, tricolor doente!

Parabéns, torcida rubro-negra! Um dia repetiremos vossos feitos incontestavelmente gloriosos!

6 comentários:

Gabriela Máxima disse...

em poucas palavras você expressou tudo o que eu também sinto. a única diferença, que eu nem acho que nos separa tanto, é a escolha do time. ser rubro-negra é um orgulho, mas antes tenho orgulho de ser pernambucana e nordestina. lutar contra aqueles que nos menosprezam é duro, lutar contrar nós mesmos, é pior ainda.
não entra na minha cabeça como as torcidas pernambucanas torcem contra seu próprio estado. uma raiva, indignação infinita.
parabéns pela postura e também pelas palavras.

Ellis Regina (Lis) disse...

Parabéns pelas palavras João Paulo.
como Gabriela disse você expressou tudo que eu também sinto...
Poucas são as pessoas como vc que torce por times como Nautico e Santa Cruz e teve essa postura, de apoiar e reconhcer que o Sport estava representando Pernambuco, Nordeste, Brasil. e alias representou muito bem...
Sou rubro - begra com todo orgulho e mais orgulho ainda em ser pernambucana, nordestina.
Me orgulho de saber que ainda existe pessoas como vc em meu estado.

Juliana Rodrigues disse...

Eu sinceramente fiquei triste com a saída do sport da libertadores,lógico, sou Rubro-negra, mas fiquei feliz logo quando o goleiro Marcos do Palmeiras falou que é sempre muito difícil jogar contra o Sport. apesar dele já ter dito isso outras vezes essa foi a vez que eu mais me emocionei. Lembrei de toda a trajetória que meu time passou e todas as dificuldades que ele teve que enfrentar. Poder andar de cabeça erguida e sentir que o que pessoas dos outros times falam é pura inveja é sensacional... Ser Pernambucano, Recifense é espetacular, mas ser rubro-negra é inexplicavel...
"O abraço de tão forte, não tem separação, pra mim o sport é também religião...sport, sport uma razão para viver!"

Unknown disse...

Parabéens João, belo texto parceiro, Falou e disse.

ME ORGULHO DE SER SPORT CLUB DO RECIFE,PERNAMBUCANO E NORDESTINO!


um grande abraço


Rominho.

Anônimo disse...

Olá, obrigada por visitar meu blog. O que é tão recente. ;D
Adorei seu texto. Apesar de não torcer pelo sport, confesso até que torci contra (puro confronto quanto aos colegas, amigos, etc), o que é comum!
Abraços.

João Paulo Güma disse...

Valeu, Galera!