quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Antes dos Mouros... (Out/2006)



Olá, Visitantes!

Artigo escrito após um jogo entre Barcelona e Chelsea, pela primeira fase da Champions League (Temporada 2006/2007) onde me impressionei com a ótima leitura de jogo do técnico português da equipe inglesa...

Dizem que ele costuma ser "ignorante" com os jornalistas... É, eu tambem seria!

Antes dos Mouros...

Por: Joao Paulo Pontes



Quando Luís Felipe Scolari assumiu a seleção Portuguesa, discutiu-se muito acerca da contratação de um treinador estrangeiro, mesmo sendo campeão mundial, em detrimento à um profissional em ascenção de nacionalidade portuguesa. O seu nome, até então desconhecido em proporções mundiais, era José Mourinho que tinha recém conquistado o título português, pelo Porto, daquele ano.

Uns Falavam: "Um absurdo!!! temos o futuro melhor treinador do mundo e vamos atrás de um brasileiro?" Outros já diziam: "Sim, estamos trazendo o melhor de todos! ele é campeão mundial, coisa que nenhum treinador português foi até hoje!"

A velha dicotomia futebolística!

A verdade é que a escolha acabou sendo feita e cada um foi feliz representando Portugal de formas diferentes. Enquanto Mourinho era campeão da Champions League com o Porto, Scolari levava a Seleção Lusa ao inédito vice-campeonato europeu. Logo após veio para Mourinho a transferencia para o poderoso Chelsea e o reconhecimento de sua inteligência e capacidade, sendo considerado um dos melhores treinadores do mundo, para Scolari a classificação e logo o quarto lugar na Copa do Mundo da Alemanha... no final de contas ambos os lados estavam certos, ou errados!

Me prendendo um pouco mais ao trabalho de José Mourinho, vejo nas equipes dele não só uma postura tática que me agrada mas também uma entrega dentro de campo que reflete um ótimo motivador, um exímio leitor de jogo, além de saber indicar muito bem os atletas. Hoje na partida contra o Barcelona, viu-se uma entrega até o fim da partida e a vitória suada sendo comemorada como uma classificação à final, além de uma leitura em relação às falhas do treinador do Barcelona no segundo tempo quando o lado esquerdo da defesa catalã ficou deserta e foi onde Shevchenko e logo após Robben se posicionaram, obedecendo suas ordens.

Seus defeitos, coinscidentemente convergem aos mesmos de Scolari, o "fino trato" com a imprensa é um desses defeitos. Assim como Scolari, Mourinho se envolve em algumas polêmicas através, com ou graças à imprensa... nada que vá manchar seu posto de melhor treinador da atualidade...

Se formos procurar no dicionário, um dos significados para mouro é aquele que muito trabalha, que se cansa, e essa é a filosofia de trabalho de um treinador que quer conquistar seu espaço, seja ele nacional ou internacional... Que antes dos Mouros, venham os Mourinhos!!!


È Detto!!!

Nenhum comentário: