quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Itália Campeã: Quatro Motivos Para (Eu) Comemorar! (Ago/2006)



Olá, Visitante!

Esse aqui foi escrito após a Copa de 2006, uma comemoração com sorriso amarelo e gosto de aposta ganha...


Eu adoraria ter perdido essa!




Itália Campeã: Quatro Motivos Para (Eu) Comemorar!

Por: Joao Paulo Pontes



Comemorando??? Sim, ainda estou, mas por quais motivos???

1º) Vejo alguns comentaristas esportivos pregando o tal "Futebol Arte" sem levar em conta que os avanços da parte física dos atletas impedem que os treinadores venham a exercer o mesmo... poucos falam em mudanças de regras, em aumento do espaço do campo ou mesmo do tamanho das balizas. Mas o que tem isso a ver com a vitória da Itália? Absolutamente tudo, visto que seu futebol é o mais criticado juntamente com o Alemão por se adequar à realidade futebolistica atual.

2º) Ver jogadores de defesa se destacando, visto que a defesa é o princípio fundamental de qualquer equipe vencedora em qualquer esporte, porém um bom defensor quase nunca é considerado craque, principalmente no Brasil onde se dá mais valor à um atacante driblador que perde a bola depois de fintar 5 ou 6 jogadores do que para um defensor que raramente é driblado. Com isso não quero dizer que o ataque é secundário, o equilíbrio é a chave para o sucesso, mas observando os pesos das medidas é mais vantajoso não perder do que não ganhar, pois o não perder na pior das hipóteses nos dá 1 ponto, não ganhar nos dá no máximo esse mesmo ponto. Ganhar é o importante, principalmente num mundial, e assim fez a Itália sofrendo 2 gols: 1 de penal (bem cavado, por sinal) e outro um gol contra de Zaccardo.

3º) A federação italiana teve a coragem de, depois do mar de lama em que se transformou o Calcio, punir os envolvidos, ao contrário de outras federações, principalmente a brasileira que não foi à fundo nas investigações da máfia da arbitragem e acabou punindo quem não devia: o torcedor!

4º) Numa copa de tão baixo nível seria uma injustiça uma equipe de alto nível ser campeã. Paradoxal? para mim nenhum pouco! Nas últimas duas copas disputadas, por exemplo, o nível técnico foi baixíssimo e como as equipes finalistas eram boas ficou a falsa impressão de um nível técnico elevado... coisa que não aconteceu este ano e em 94 nos Estados Unidos...

Que a África do Sul nos reserve boas surpresas...


È Detto!!!

Nenhum comentário: