quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A Orquestra de Lyon e Seu Maestro! (Ago/2007)



Olá, Visitante!

O artigo abaixo foi escrito na época em que o Lyon, comandado por Juninho Pernambucano, estava cotado entre os quatro favoritos à conquista da Champions League. Dentro de campo não foi o que aconteceu e o Olimpique continua sendo o único time francês a ter conquistado o torneio. Fiz apenas o que qualquer pernambucano faria vendo um craque como ele não ser valorizado: exalta-lo, mas sem distorção da realidade!

A Orquestra de Lyon e Seu Maestro!

Por: Joao Paulo Pontes



Não tive idade para ver Pelé jogar, nem Garrincha, Rivelino e outros tantos craques. E quando digo ver jogar, não falo de ver pela televisão, onde a maior estrela é a bola e seu raio de no máximo dez metros desfavorecendo assim aqueles que dão valor ao jogo coletivo e à movimentação de alguns jogadores, falo em estar no estádio, observando as pequenas e grandes coisas que fazem de um pobre mortal, um gênio. Num estádio de futebol vi sim craques de várias posições e com diferenciadas formas de jogar, vi o que seja talvez o maior jogador no novo século, o Ronaldinho (Gaúcho, para os Globais)jogando pelo Grêmio, vi o maior jogador de todos os tempos dentro da área, o baixinho Romário pelo Flamengo e pelo Vasco, vi o craque Rivaldo em início de carreira pelo Santa Cruz, entre outros bons jogadores. Porém quero me ater ao jogador de meio-campo mais discreto e talvez, mais talentoso da nova geração: Juninho Pernambucano.

Lembro bem da primeira vez que vi Juninho, ainda no Sport, ao lado de um outro bom jogador, Chiquinho, o até então maior talento da Ilha do Retiro, ambos eram extremamente talentosos, porém, por ser bem mais arisco e driblador, Chiquinho era bem mais querido pela torcida. O tempo passou, Juninho foi para o Vasco, aprendeu a ser táticamente mais importante, aprendeu a marcar melhor enquanto Chiquinho, achando se já um craque, foi para o Vitória da Bahia de onde só saiu para clubes menores. Juninho saiu do Vasco, ficou um tempo sem clube mas analisando propostas, que vieram de todas as partes do mundo.

Já se passaram seis anos desde que o meia Juninho Pernambucano saiu do Vasco da Gama em busca de um lugar ao sol na Europa. O lugar que ele escolheu foi a França, na cidade de Lyon, terra do Olympique, Clube médio desse país e que nunca havia vencido o Campeonato Francês... talvez não tivesse sido a melhor das opções, visto que a França não tem um campeonato tão importante como o alemão, Italiano, espanhol e inglês.

Como eu já disse, já se vão quase seis anos, e nesse intervalo de tempo já são cinco títulos franceses e, pelo menos, três boas campanhas na Champions League, e o improvável co-favoritismo para a conquista européia deste ano ao lado de tradicionais clubes como o Barcelona, Chelsea e Milan.

Hoje o Lyon bateu o Dynamo de Kiev por 3 x 0, fora de casa e assumiu a ponta do seu grupo na Champions League à frente do Real Madri, ratificando ainda mais a sua condição de um dos favoritos ao título, tem um dos mais modernos estádios da Europa, salários em dia, algo impensável há seis anos. E qual é o mérito de Juninho nessa história grandiosa? Sim, é fácil de responder, enquanto Jean-Michel Aulas, com sua visão, faz sua parte dirigindo o clube, financiando os atletas e fazendo parcerias, Gérard Houllier prepara o seu 4-2-3-1favorecendo e muito o futebol dos seus atletas, Juninho fez a parte dele dentro do campo, sendo o principal jogador do Lyon, tendo a maioria dos gols da equipe sendo assistências dele, que além de tudo, se dedicava ao treinamento de bolas paradas, ou seja, um exemplo de aplicação e virtuosidade física, técnica e tática, o que trocando em miúdos faz dele um craque. Mal aproveitado na Seleção Brasileira pelo técnico Parreira, que não viu à tempo ou não quis ver o quanto um jogador desse nível é importante à qualquer esquema tático.

O adeus à seleção já foi dado, agora nos resta ver o brilhantismo de Juninho Pernambucano pelo Lyon e torcer, isso mesmo, torcer por um título europeu que fará dele o maior jogador da história dos clubes franceses.

Allez Lyon! Allez Juninho!


È Detto!!!

Nenhum comentário: